A SOMBRA DA CIDADE ALTA
Esse conto narra a história de Nóc, uma Elfa da lua que foi exilada pelo seu povo ao nascer, por ser considerada amaldiçoada por nascer em uma noite de eclipse lunar. Mas apesar do exílio Nóc prosperou, criou uma família e se tornou lider do clã andanoite, mas quando sua mais nova púpila, uma garota chamada Helm se vê acometida por uma doença fatal, Nóc decide que fará qualquer coisa para salvá-la.
Escritor e Criador de Mundos
Os Varanái são humanóides com o corpo coberto de pelos e aspecto símio, medem em média 1,90, seus pêlos variam entre diversas cores, e eles acreditam que a cor da pelagem representa o deus que abençoou seu nascimento, sendo que cada cor corresponde a um deus. A quem diga que os melhores monges estão entre os Varanái, além disso também são muito dados ao xamanismo e as artes arcanas.
Os varanái habitam as ilhas Vanara e são vistos pelos Battorianos como mentores e sábios e por vezes até mesmo como deuses, os dois povos convivem em harmonia no arquipélago.
Varanaí:
A COR DA DEVOÇÃO:
Os varanaí acreditam que a cor de sua pelagem representa o deus que o escolheu em seu nascimento, e cada cor representa uma divindade específica, porém por vezes os Varanaí podem servir outras divindades que não a tenham escolhido no seu nascimento embora isso seja mal visto pela sociedade dos Varanaí já que eles acreditam que isso é como virar as costas para o deus que o favoreceu.
Pelagem dourada: Servo dos deuses Shitenan, aqueles que nascem com a pelagem dourada não são escolhidos por apenas um deus, mas por quatro, as quatro divindades protetoras conhecidas como Shitenan, conhecidos como os guardiões do sagrado,a aqueles que servem a Shitenan são conhecido por serém exímios guerreiros.
Pelagem negra: Servo do deus Izan, o deus que concedeu o presente da morte aos humanos e pai dos deuses das morte, por isso aqueles que nascem com a pelagem negra por vezes são mal interpretados pela sociedade, por terem sido escolhidos por um deus associado a morte. Os servos de Izan costumam ser ótimos feiticeiros e necromantes.
Pelagem cinza: Servo do deus Tsukan, o deus da lua, irmão da deusa Aman, aqueles que são servos de Tsukan tendem a ser grandes arcanistas e são conhecidos como os filhos da lua
Pelagem vermelha: Servos do deus Kaguran, o deus do fogo e dos vulcões, aqueles que servem Kaguran frequentemente são guerreiros ou xamãs, e cultuam seu deus na beira dos vulcões das ilhas Vanara que eles acreditam serém parte de seu deus.
Pelagem branca: Servo da deusa Aman, a deusa do sol e do universo, aqueles que possuem pelagem branca são considerados profetas e escolhidos dos deuses, a pelagem branca é a mais rara de todas e pouquíssimos Vanara ao longo da história foram escolhidos de Aman.
A PERSONÁLIDADE DOS VARANÁI:
Os varanái são um povo bastante aberto com as outras raças e costumam se dar bem com qualquer um independente da descendência , seu povo não acredita em pré julgamentos, contudo também acreditam que as pessoas devem provar o seu valor e uma vez que uma pessoa se prove não merecedora de seu respeito eles se fecham. Contudo os varanái são um povo direto que não acredita em meias verdades, e eufemismos, não vêem nescidade de mascarar a realidade, e preferem a verdade por mais dura que seja a qualquer tipo de mentira.