A SOMBRA DA CIDADE ALTA
Esse conto narra a história de Nóc, uma Elfa da lua que foi exilada pelo seu povo ao nascer, por ser considerada amaldiçoada por nascer em uma noite de eclipse lunar. Mas apesar do exílio Nóc prosperou, criou uma família e se tornou lider do clã andanoite, mas quando sua mais nova púpila, uma garota chamada Helm se vê acometida por uma doença fatal, Nóc decide que fará qualquer coisa para salvá-la.
Escritor e Criador de Mundos
Os gaiaran são um povo pacífico e recluso e possivelmente a mais antiga raça do continente de Daeron, medem em média 2,0 metros de altura, e suas peles são feitas de madeira sólida porém por baixo dessa pele são feitos de carne como todos as outras raças de valaenor, são um povo pacífico e naturalmente calmo e sábio, geralmente preferindo o dialogo ao combate. Vivem em grandes aldeias em árvores nas florestas mais densas para evitar o máximo possível de interferência das outras raças, possuem uma ligação com a natureza e não cortam arvores seja qual for o motivo ao invés disso moldam a madeira magicamente com sua ligação com a natureza que ele chama de a benção da terra, louvam a deusa Gaia, que protege suas florestas.
Gaiaran:
A ENERGIA PRIMORDIAL
Entre o povo dos gaiaran existem alguns dos maires feiticeiros, xamãs, druidas e magos, uma vez que eles tem uma ligação muito íntima com a terra em sí e tudo que é natural, a magia vem para eles com muita facilidade, todos os gaiaran conseguem fazer alguma magia por mais simples que seja.
Além disso é dito que essa facilidade para as artes místicas provem da ligação deles com a chamada energia primordial, que de acordo com as crenças deles é um eco da energia que criou o mundo em que eles vivem e que gerou eles próprios.
GUARDIÕES DA FLORESTA
Os gaiaran protegem vêem as florestas como a mais pura expressão do amor divino e lutam para defende-la incansavelmente, além de manipular a madeira das arvores e conseguir absorver energiaq natural os Gaiaran mais poderosos até mesmo podem convocar os espíritos da natureza e elementais para ajudá-lo com a benção de sua deusa Gaia. Os gaiaran já entraram em diversas guerras no passado para proteger suas florestas, e não hesitarão em entrar novamente, dentro de seu ambiente natural eles são implacáveis e ninguém conhece melhor os caminhos da floresta nem possuí mais aliados do que eles naquele ambiente.